Qualidade de Software

Olá pessoal! Depois de ouvir o podcast 10 sobre Qualidade de Software da galera do dotNetArchitects.net  e pesquisar um pouco sobre o assunto, resolvi discutir aqui um pouco sobre o assunto.

Bom, mas o que seria Qualidade de Software? Parece fácil responder, mas cada pessoa que você perguntar provavelmente te dará uma resposta diferente. Qualidade na verdade é bem relativo., pois o que pode ser bom pra mim, pode não ser para você. No podcast umas das pessoas definiu como “atingir os objetivos do cliente”, ou “atender bem as expectativas do cliente”. A apostila do Ricardo Falbo define Qualidade de Software como conformidade com os Requisitos do Software. Mas essa definição de atender os requisitos do software e as expectativas do cliente me parece muito vaga. Não me parece algo concreto ou mensurável.

Hoje, com as novas metodologias de desenvolvimento de software, como o SCRUM, as empresas tem tentado mensurar a Qualidade de um Software. E é claro, não é nada fácil mensurar algo tão subjetivo. Para isso, geralmente são definidas táticas. Uma dessas táticas é definir atributos de qualidade com metas e acompanha-los para ter certeza que estão sendo seguidos. Um exemplo citado no podcast seria definir uma quantidade  máxima de bugs, ou um tempo máximo de manutenção.

Na podcast também discutido que diversos softwares são desenvolvidos pensando somente no custo do software e esses acabam sendo abandonados pouco após sendo implementados pois se tornam impossíveis de dar manutenção. Também foi citado que muitas empresas acabam gastando quase 80% do seu orçamento com manutenção desses softwares de baixa qualidade e apenas os restantes 20% com novos produtos, dificultando o futuro da empresa em um mercado cada vez mais competitivo.

Na minha opinião, pelas experiencias de trabalho que tive,  um dos atributos de qualidade que mais influenciam na qualidade de um software é a manutenibilidade. É tão comum no mercado softwares que acabam se tornando um inferno de manter. Ainda, com o tempo, o cliente acaba pedindo para que  novas funcionalidades sejam implementadas e como o software foi mal feito desde o começo, ele acaba se tornando um peso para empresa. E como foi falado no podcast, com tantos software mal feitos no mercado, pegar um software de outra empresa para manter parece impraticável hoje em dia.

 

 

 

Advertisements

Lezel ur respont

Fill in your details below or click an icon to log in:

Logo WordPress.com

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont WordPress.com Log Out / Kemmañ )

Skeudenn Twitter

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Twitter Log Out / Kemmañ )

Luc'hskeudenn Facebook

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Facebook Log Out / Kemmañ )

Google+ photo

Emaoc'h oc'h ober un evezhiadenn gant ho kont Google+ Log Out / Kemmañ )

War gevreañ ouzh %s